Carros e caminhões em circulação geram grandes quantidades de informações sobre o que acontece durante a viagem, segundo relatório da McKinsey & Company, um veículo pode gerar até 25 Gb de dados em uma hora.
Imagine que você, gestor(a) de frota, tenha acesso a tudo que acontece com o seu veículo, em tempo real, na palma da sua mão ou no seu computador. Poder visualizar a localização, a velocidade, a temperatura do motor, o consumo de combustível e até acessar um diagnóstico de falhas. Seria incrível não é mesmo?
É para isso que serve a telemetria veicular.
Telemetria é a medição e coleta de dados de forma remota e não está restrita a aplicações automotivas. Mas, em um contexto automotivo, é um sistema capaz de coletar os mais diversos dados de um veículo e transmiti-los a uma central para processar, armazenar e disponibilizar aos gestores de frota em tempo real, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.
Primeiro é realizada a instalação do equipamento no veículo para captar as informações referentes a operação. As informações coletadas são enviadas para um servidor na central de monitoramento por meio de sinais de rádio ou rede de telefonia ou satélite.
Os dados que forem armazenados em um servidor são tratados pelo sistema e então são disponibilizados para o acesso do gestor. Dentro do sistema é possível acessar relatórios que compilam e permitem uma análise dos dados de acordo com a necessidade. Alguns aspectos analisados são:
*velocidade do veículo
*dados do motor: RPM, temperatura, status de ignição etc.
*dados gerais: freio, óleo, água, combustível etc.
Com relação à captura de dados existem 2 modelos de sistema de telemetria veicular: analógica e a digital.
Telemetria analógica: este tipo depende da instalação de diversos sensores no veículo para a medição de cada parâmetro que tiver interesse em controlar, o acompanhamento dos dados é feito sensor a sensor.
Por exemplo, se você quiser monitorar o RPM do veículo será necessário instalar um sensor que fará o cálculo do valor no contagiro e calibrar o sensor para cada veículo.
A principal vantagem é a ampla abrangência e compatibilidade com vários modelos de veículos. Entretanto, este sistema é mais complexo para instalar e manter por incluir diversos sensores em diferentes partes do veículo e que exigem calibração periódica.
Telemetria digital: este tipo se baseia na leitura de dados a partir de uma central eletrônica no veículo, o computador de bordo. Em 2009 foi estabelecido um padrão Internacional que facilita a leitura das informações e, nos veículos pesados como caminhões, as informações trafegam por meio de uma Rede CAN (Controller Area Network).
Os sensores que o fabricante do caminhão instala no veículo enviam suas informações para o computador de bordo através dessa rede e a partir dela é possível acessar tudo o que acontece com o veículo.
Dessa forma, fica necessária apenas a instalação de um dispositivo para leitura da rede sem a necessidade de um conjunto de sensores novos como no caso da telemetria analógica. Lendo diretamente da rede do veículo, a telemetria digital vai fornecer informações muito mais precisas e com maior variedade.
O rastreamento e a telemetria são tecnologias bastante diferentes. O sistema de telemetria veicular também oferece rastreamento, dessa forma também realiza a localização do veículo e disponibiliza para o gestor de frota.
Contudo, um sistema de telemetria é muito mais completo e abrange mais do que o sistema de rastreamento, uma vez que oferece uma vasta variedade de informações úteis para a gestão.
Redução de gastos com manutenção: com o fornecimento de dados da telemetria é possível você criar e gerenciar um plano de manutenção preventiva, otimizando a previsão e redução de problemas no futuro.
Controle da condução do veículo: um outro aspecto importante está relacionado ao controle da condução do motorista com o veículo, com os dados em tempo real é possível monitorar a forma com que o funcionário conduz, e possibilidade implantar uma direção mais segura e reduzinr o número de acidentes.
Também é possível criar um plano de avaliação para premiar os melhores motoristas e treinar aqueles que apresentarem hábitos ruins.
Economia de combustível: o sistema de telemetria também poderá fornecer dados precisos sobre o combustível de cada veículo, promovendo uma direção mais econômica e gerar redução de custos de combustível na empresa.
Gestão de frota eficiente: os dados coletados podem ser agrupados em formatos diferentes para a criação de números relatórios gerenciais sobre a frota que darão base há uma tomada de decisão mais ágil eficiente para a sua frota.
Você poderá também obter relatórios sobre o status de manutenção de cada veículo, a quilometragem percorrida e as rotas utilizadas pelos motoristas.
Você pode se interessar em ler:
A SIATECH é uma startup gerenciada pelo grupo SIALOG e oferece soluções de rastreamento e telemetria eficientes, da forma que você precisa
A SIATECH é uma startup gerenciada pelo grupo SIALOG e oferece soluções de rastreamento e telemetria eficientes, da forma que você precisa
SIATECH staging é orgulhosamente mantido com WordPress